sexta-feira, 15 de março de 2013

Usando a função SE

No post anterior, foi mencionado que o SOMASE e o CONT.SE que eram a junção das funções SOMA e CONT.VALORES com a função SE...

Mas o que é a função SE?

A função SE é bastante tradicional em diversas linguagens de programação, como PHP, ASP e afins, e no Excel ela também é usada, entretanto com uma estrutura ligeiramente diferente das demais linguagens, especialmente pela aparência do programa.

Geralmente esta função dá uma certa 'assustada' quando temos um conhecimento muito básico do programa, devido à estrutura dela, e especialmente a necessidade do uso de alguns caracteres especiais. Entretanto, esse 'susto' é só em um primeiro contato, pois conforme vamos utilizando a função, conseguimos perceber o quão útil ela pode ser no nosso dia a dia, nos auxiliando nas mais diversas situações.

A estrutura da função, é a seguinte:

=SE(teste_lógico;valor_se_verdadeiro;valor_se_falso)

Onde:
Teste lógico: É a informação que vamos estar testando, exemplo, A1>=25 ou B12="Domingo", enfim, vamos traçar um comparativo.
Valor se verdadeiro: A ação que deve acontecer, caso a resposta para o teste criado anteriormente seja verdadeira. Ex: =SE(A1<25;"Comprar produto"....
Valor se falso: A ação que deve ocorrer, caso a resposta seja falsa para o teste criado. Ex: =SE(A1<25;"Comprar produto";"Estoque suficiente")

Função SE
Aplicação função SE

Duas curiosidades sobre a função:

Primeiro, é possível eu usar até 64 funções SE, 'aninhadas', o que é algo improvável de ser necessário, mas ainda assim, tem essa limitação.

Outro detalhe é que uma função SE, testa apenas um critério, ou seja, se eu quiser testar mais do que um, na mesma função, tenho que utilizar alguma função auxiliar, que vou falar em outro post.

Pra encerrar, não  podemos esquecer de, quando trabalharmos com texto dentro de uma função, sempre colocá-lo entre aspas, especialmente na função SE isso é bastante usado e é um dos motivos de estranhamento logo que conhecemos a função.




Nenhum comentário:

Postar um comentário