segunda-feira, 11 de março de 2013

Quero somar e/ou contar com um critério...e agora?

Duas funções bastante populares do Excel são as funções SOMA e CONT.VALORES. Entretanto, se eu quiser somar valores que preencham algum critério específico, ou mesmo se quiser contá-los...o que fazer?

Temos duas funções bem simples que nos ajudam para solucionar este 'problema'.

Que são as funções SOMASE e CONT.SE.

Como o próprio nome das funções induz, se trata de uma 'mistura' das funções citadas no início, com a função SE (guardadas as proporções).

Exemplo de aplicação. Tenho um arquivo, onde há alguns produtos, separados por categoria:



No quadro ao lado da tabela de dados, quero determinar o total por grupo e a quantidade de itens por grupo.

Para eu determinar o Total, vou usar a função SOMASE, que tem a seguinte estrutura:

=SOMASE(Intervalo;Critérios;Intervalo_soma)

Onde o mais importante é nós sabermos qual o critério que nós vamos utilizar, pois a partir dessa informação, o resto fica mais fácil determinar.

Intervalo: Coluna onde eu vou encontrar o critério que eu estou buscando;
Critérios: Qual o critério que eu quero especificar;
Intervalo_soma: Coluna onde estão os valores a serem somados.

SOMASE
SomaSE

Em geral o uso da função é simples, e é praticamente idêntico ao uso da função MÉDIASE, só mudando a aplicação.

A outra função mencionada, o CONT.SE, trabalha de forma ainda mais simples. Ela serve basicamente para eu fazer uma contagem com um critério.

A estrutura da função é a seguinte:

=CONT.SE(Intervalo;Critérios)

Ela é mais simples do que o SOMASE, pois tem uma parte a menos, no entanto é uma função de grande utilidade no dia a dia.

Cont.se
Cont.SE

Para encerrar, fica a ressalva de que tanto o SOMASE, quanto o CONT.SE trabalham com apenas UM critério, se eu quiser usar mais do que um, tenho que utilizar as funções SOMASES e CONT.SES, sobre as quais falarei no futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário