sexta-feira, 15 de março de 2013

Formatação Condicional

Um assunto, ou recurso, que é extremamente oportuno mencionar após falar sobre a função SE, é a questão da Formatação Condicional.

Muitas vezes, especialmente quando usamos texto como resposta na aplicação de uma função SE, é interessante 'separarmos' o conteúdo através deste recurso, que consiste basicamente em uma aplicação de formatação de acordo com o preenchimento de uma condição pré-determinada...

A explicação é mais complicada do que a aplicação.

Existem algumas regras pré-definidas na formatação condicional, que são aplicáveis especialmente em células com valores:

Para chegarmos à opção baixo, clicamos na Guia Início e no grupo Estilo, temos o botão Formatação Condicional, que se apresenta desta forma.

Formatação Condicional
Formatação Condicional
A forma mais fácil de usar o recurso, seria aplicando as opções 'Barras de Dados, Escalas de Cor e Conjuntos de Ícones' em algum local onde temos valores, pois a partir da seleção que fizermos o Excel vai gerar uma proporção a partir do valor mais alto e colocar as cores ou símbolos equivalentes.

Formatação Condicional
Formatação Condicional: Barras de Dados

Temos uma infinidade de opções de formatação condicional que podemos aplicar, inclusive por fórmulas. As formas mais comuns são com as regras pré-definidas e através de um texto.

Exemplo de formatação em células com texto:


Para inserirmos uma formatação como na imagem acima, basta clicarmos sobre o botão Formatação Condicional, e após em Nova Regra. Ali, selecionamos a opção 'Formatar apenas células que contenham' e abaixo onde há a opção "está entre", mudamos para "é igual a" e ao lado escrevemos o texto conforme esteja na área que iremos aplicar.

Em geral o uso é simples, ao menos dessa forma.

E este é um recurso que pode nos ajudar bastante na organização de nossas planilhas, especialmente quando são planilhas usadas também por outras pessoas, em ambiente de trabalho, por exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário